PT:Cultus deorum Romanorum

From NovaRoma
Jump to: navigation, search

 Home| Latíné | Deutsch | Español | Français | Italiano | Magyar | Português | Română | Русский | English

Platner-temple-line-trans-50.gif

A prática moderna do Cultus Deorum Romanorum é uma tentativa de reconstruir a religião antiga dos romanos o mais semelhante possível.

O Cultus Deorum Romanorum, não pode ser abordado pela inserção de nomes de deidade Romanas na religião Grega ou qualquer outro sistema, pois é um produto exclusivo da cultura que ele criou.


"A pax deorum foi considerada o estado normal das coisas, i.e., co-existência pacífica entre os dois partidos, divino e humano, que concordaram em não interferir um com o outro excepto em especiaias e bem definidas circunstâncias." (adaptado) [1]


Grupo de e-mail oficial

O oficial grupo de e-mail para as discussões do cultus deorum em Nova Roma é na ReligioRomana group



Cultus Deorum in Roma Antiqua

É difícil de falar sobre religião Romana como um todo, pois na realmente é composta de um grande número de diferentes cultos. Neste sentido, existem muitas religiões Romanas. Um número de termos específicos que estão em uso, deixam-nos focar em aspectos específicos deste grande todo. Inclusivamente, a "romana religião" poderia significar qualquer crença religiosa ou prática que fosse realizada ou executada por qualquer pessoa que detinha a cidadania Romana. Em adição aos tradicionais estados e aos cultos privados, incluia também "cultos estrangeiros" tais como o Judaísmo, o recente-Cristianismo, vários cultos Egípcios e muito mais. Também incluídos o que seriam cultos mistério que se encontrava num indivíduo, bem como numa collegia fraternal.

Saiba mais ...
Selected photo
Temple of Saturn courtesy of Vroma.jpg

O Templo de Saturno no Fórum.
Cultus Deorum in Nova Roma

O cultus Deorum Romanorum é a religião pré-cristã de Roma. Às vezes chamada de "Paganismo romano", a prática moderna do cultus Deorum é uma tentativa de reconstruir a antiga fé de Roma da maneira mais próxima possível, fazendo algumas adaptações necessárias à sociedade atual. Como ocorre em outras formas de reconstrucionismo histórico, nós tentamos nos manter fiéis às evidências históricas e arqueológicas, e algumas inferências foram feitas nos pontos em que as fontes históricas não são disponíveis.

Começar com o Cultus Deorum hoje

Devidos aos princípios dao reconstrucionismo, quase tudo o que pode ser dito sobre o Cultus histórico também é verdade sobre o Cultus moderno. Lendo sobre o Tradição de Numa, o Lararium e o culto doméstico seria um bom começo.

Saiba mais ...
Selected links (Nova Roma)
Calendário de Nova Roma

O nosso calendário lista todos os nossos festavais oficiais. Uma versão impressa está disponível através de Gaius Curius Saturninus.

A letra nundinal este ano é G.
Projectos do Cultus Deorum

Projecto Magna Mater

O objectivo mais elevado é a restauração do templo da Magna Mater no Palatino. Veja a descrição completa do projecto.

Projectos Wiki

Os cidadão estão convidados a adicionar fotografias à página do lararium.

Referênces

  1. Rupke, Jörg "Religion of the Romans"(ISBN 0745630154)

Personal tools