PT:Perguntas Mais Freqüentes

From NovaRoma
Jump to: navigation, search

 Home| Latíné | Deutsch | Español | Français | Italiano | Magyar | Português | Română | Русский | English

Contents

O que significa "SPQR"?

Senatus Populusque Romanus - o Senate e o Povo Romano. O sufixo -que é a conjunção "e"; "Romanus" é um adjetivo. Professor Silvia Giorcelli Bersani dá mais detalhes.

Preciso ser pagão para entrar?

Absolutamente não! Nós não temos nenhum interesse nas vidas privadas e religiosas de nenhum dos nossos cidadãos. A única coisa que é necessária é gostar muito de aspectos da vida da Roma Antiga. Apesar de vários dos nossos cidadãos seguirem de fato a religião pagã e a religião "oficial" de Nova Roma ser a Religio Romana, praticar o paganismo romano não é um pré-requisito para obter cidadania de Nova Roma. Alguns magistrados, por serem não serem apenas servidores civis mas também terem funções dentro da Religio Romana, precisam pelo menos cumprir essas obrigações religiosas.

Eu preciso ser de descendência romana ou italiana para entrar?

Assim como a pergunta anterior, absolutamente não!. Assim como qualquer pessoa de qualquer etnia ou nacionalidade podia entrar em Roma, a cidadania de Nova Roma também é aberta a qualquer pessoa que tenha interesse.

Como Nova Roma lida com a questão feminina?

A sociedade na Roma Antiga era patriarcal. Embora pretendemos recriar a maior parte dos aspectos da cultura romana clássica, nós atualizamos alguns desses conceitos para os dias atuais (escravidão, por exemplo). Desse modo, as mulheres em Nova Roma são totalmente livres para votarem, ocupares cargos públicos, tornarem-se Senadoras, e assim por diante. Apenas dentro da Religio Romana é que existem cargos que são exclusivamente femininos, outros exclusivamente masculinos e outros abertos aos dois gêneros. Nós reconhecemos as diferenças entre homens e mulheres, mas nenhum deles é tido como superior ou inferior.

Preciso saber latim ou grego para entrar?

De jeito nenhum. Apesar de um mínimo conhecimento de latim possa ser útil em compreender alguns termos e frases usadas freqüentemente tanto no site quanto em algumas de nossas publicações, isso não é de forma alguma obrigatório. Entretanto, diversos cursos online de latim são ensinados gratuitamente na Academia Thules.

Vocês falam sério quanto a uma soberania nacional?

Sim, nós somos completamente sérios com relação à nossa declaração de soberania. Entretanto, também somos muito realistas e não esperamos funcionar enquanto nação soberana com seu próprio território num futuro próximo. Nós vemos essa questão de três maneiras: como um objetivo de longo prazo, como uma forma conveniente de organizar a administração de Nova Roma (especialmente no que diz respeito à nossa orientação romana) e como uma necessidade para a completa restauração da Religio Romana, (uma vez que diversas responsabilidades religiosas eram inerentes aos líderes do Estado).

Isto é um tipo de jogo virtual ou RPG?

Não. Somos muito mais do que um simples jogo ou RPG! A cultura e o conhecimento deixados pela Roma clássica ainda pode contribuir de maneira muito positiva no mundo moderno. Nova Roma é uma tentativa séria de promover um local onde aqueles interessados em diversos aspectos do mundo clássico possam transformar esse legado cultural num sistema vivo novamente.

Com sorte, entretanto, Nova Roma está de fato crescendo e se tornando algo mais "real" do que prevíamos. Estamos conseguindo novos cidadãos em uma taxa expressiva e crescente, e cada vez mais encontros locais no "mundo real" são realizados. Hoje, existem mais de mil cidadãos de Nova Roma, que operam por exemplo negócios no mundo real baseados em artefatos da Roma Antiga por meio da nossa Ordo Equester, promovendo encontros públicos como os Roman Days e o Conventus Novae Romae in Europa anual, organizando Sodalitates (grupos de interesse comum) acerca de assuntos clássicos abordando tudo desde bebidas romanas à filosofia clássica, realizando tarefas religiosas, colaborando com atividades arqueológicas e até mesmo participando em políticas do mundo real como uma ONG.

Posso ser um patrício?

De acordo com a nossa Constituição, apenas as trinta primeiras famílias a aderirem a Nova Roma são consideradas da casse patrícia. Se houver vagas disponíveis, famílias plebéias podem vir a ser elevadas à classe patrícia. O nome não é considerado relevante: mesmo que você tenha um sobrenome que historicamente era patrício, você pode ser alocado na classe plebéia aqui em Nova Roma.

Então qual é a diferença entre plebeus e patrícios?

Praticamente nenhuma. Na realidade, há alguns cargos públicos que só podem ser ocupados por cidadãos plebeus, como os Tribuni Plebis). O status de patrício tem uma função muito mais de homenagear aquelas famílias que participaram dos estágios iniciais de criação de Nova Roma e que dessa forma foram fundamentais para os primeiros acontecimentos da nossa história.

Personal tools