Contents

Aerarium Saturni
    (Financial Documents)

Declaration of the New Rome

Constitution

Current Magistrates

Provincial Magistrates

Album Senatorium

Provincia Around the World

Votes and Elections

Foreign Relations

Citizenship Application

DEUTSCH | ENGLISH | FRANÇAIS | PORTUGUÊS

Nova Roma é uma nação soberana. Nós nos vemos como os sucessores espirituais do próprio Império Romano, apesar de havermos nos voltado para o melhor da Era Republicana para nossa forma e instituições políticas. Para tanto, criamos uma Constituição que detalha a política e mecanismos religiosos pelos quais nossa nação opera. Na Antigüidade, o Cursus Honorum era o ´caminho de honra´, a série de cargos políticos que culminavam ao consulado.

Soberania

No dia anterior às Calendas de Março do ano 2750 ab urbe condita (28 de fevereiro de 1998 AD) o Senado e Povo de Nova Roma emitiram uma declaração ao mundo anunciando nossa formal existência como nação soberana e nossos mais altos objetivos.

Declarando-nos como uma nação soberana, tivemos um passo corajoso, mas dificilmente é sem precedente. O conceito de ´nações modelo´ ou ´micronações´é um dos que cresceram significantemente nas décadas recentes, e é neste espírito que nossa soberania foi proclamada. Apesar de fazermos as mais modestas exigências territoriais no ´mundo real´, e sermos complemente sérios as fazendo, nós também estabelecemos as diretrizes básicas para tanto, que desejamos alcançar estes objetivos pacifica e consensuadamente e:

  1. Nós nunca iremos sob nenhuma circunstância apelar ao uso da força, coerção ou intimidação de qualquer maneira para conseguir nossos objetivos.
  2. Nós sempre respeitaremos o espírito e as leis dos países dos quais somos cidadãos e nos quais residimos.

Em outras palavras, nós temos interesse zero em seguir os caminhos dos "Freeman" (Homens Livres) de Montana e outros grupos, e não iremos tolerar iniciativas que nos levem a esta direção. Nós iremos ou comprar legalmente nossos teritórios ou aceitá-los de presente daqueles que vêem a justiça da causa. Até lá temos que nos contentar em funcionar como um ´governo no exílio'.

Nós temos, contudo, uma Bandeira Nacional (esta bandeira é uma TradeMark protegida de Nova Roma). Nós ainda não temos hino nacional.

Como uma nação independente e soberana, Nova Roma tem relações exteriores com outras nações.

Administração

A unidade básica de administração dentro de Nova Roma é a Província. Na maioria dos casos, Provinciae seguem as fronteiras nacionais, mas em alguns casos (por exemplo, os Estados Unidos) um dado pais pode ser dividido num número de diferentes Províncias. A discrição do governados de uma dada Provincia, ela pode ser mais dividida em Regiões. Nos Estados Unidos, Brasil e Canadá, estas regiões seguem as fronteiras estaduais. Governadores provinciais levam um destes quatro títulos: Cônsul, Pretor, Proconsul ou Propretor, e são apontados pelo Senado.

As eleições dos magistrados acontecem em dezembro de cada ano. Os mandatos começam nas calendas de Ianuárius (1 de janeiro) e usualmente duram um ano, com exceção dos censores, que são eleitos para mandatos de dois anos. Alguns magistrados são apontados ao Senado, um corpo composto predominantemente de ex-magistrados que são os principais criadores de políticas em Nova Roma, emitindo Senadoconsultos em vários assuntos. Estes, assim como as leis aprovadas nos três Comícios, éditos emitidos pelos magistrados e outrso documentos oficiais podem ser encontrados no tabularium.

Todos magistrados são exigidos de que honrem a Religio Romana. Eles não necessitam que sejam pagãos romanos devotos em suas vidas particulares, mas devem ser respeitosos em suas vidas públicas como magistrados.

Tornado-se um Cidadão

Qualquer um interessado na antiga Roma pode requerer cidadania em Nova Roma, com homens e mulheres tendo iguais oportunidades de participarem da vida pública, ambos votando e obtendo magistraturas. Pode-se enviar o requerimento via Internet ou por email. Nós desencorajamos requerimentos frívolos, e esperamos um grande nível de comprometimento de nossos Cidadãos. Os benefícios da Cidadania são muitos e variados, e incluem:

  • Participação nas eleições e plebiscitos novoromanos
  • A oportunidade de concorrer a ser eleito magistrado
  • Interação cara a cara com outros Cidadãos em encontros e eventos novoromanos.
  • Descontos ao comprar de publicações e materiais oficiais de Nova Roma.
  • Descontos nas compras em comerciantes selecionados.
  • Participação on-line e nas discussões do mundo real nos nossos muitos tópicos em vários lugares,
  • incluindo nossa Newsletter e Lista de Discussão (aberta a não cidadãos também)
  • A oportunidade de ingressar na Ordem Eqüestre e obter benefícios como mercador de Nova Roma
  • Assistência com pesquisa numa variedade de áreas relacionadas a Roma
  • Fácil acesso aos rituais da Religião Romana, bem como ajuda em sua caminhada como pagão romano (se você desejar)
  • E muito mais!

Links

História Política Romana e leis

Roma de Trajano, um site criado por professores e mantido pelo Getty Education Institute for the Arts, inclui atividades em que os estudantes analizam casos jurídicos romanos

http://www.artsednet.getty.edu/ArtsEdNet/Resources/Trajan/toc.html

Sites de Micronações

The Micronations Page

The World's Smallest Countries

Internet Newsgroups

alt.politics.micronations

alt.talk.hypothetical

 

 

Página Principal | Índice Mestre