PT:Língua latina

From NovaRoma
Revision as of 11:10, 23 December 2008 by Gnaeus Cornelius Lentulus (Talk | contribs)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to: navigation, search

 Home| Latíné | Deutsch | Español | Français | Italiano | Magyar | Português | Română | Русский | English

Latin grammar

Introduction
The Latin language
The Latin sentence
The four conjugations
The five declensions


Nominative - Accusative - Genitive - Dative - Ablative


Vocative - Locative


Latin phrasebook
Latin for e-mail
Latin jokes
Reading list
Online resources


All articles about Latin


A Lingua Latina é a língua de Roma. É o mais adequado e autêntico modo de expressar completamente a cultura romana, de acessar a sua literatura, suas idéias e filosofias, de subergir em suas éticas e virtudes, de não apenas entender mas intimamente adotar e incorportat perfeitamente seu completo modo de ver o mundo e viver nele. É também a única língua em que os ritos religiosos romanos podem ser realizados com rigor. NOVA ROMA demonstra a importância dessa língua nos seus termos usados com freqüência, inclsive os diferentes cargos do governo, os nomes das leis e decretos, os nomes das virtudes. É um dos objetivos de NOVA ROMA promover a Lingua Latina e o seu uso em todas as situações de vida entre seus cidadãos.

Aprender latim

Nas últimas décadas, a maior parte das pessoas deixou de ter latim como matéria em suas escolas. Entre aqueles que o tiveram, grande parte abandona os estudos por não achar interessante ou então acaba esquecendo pelo desuso. Isso não é novidade, mas não devemos tirar conclusões errôneas com isso.

Primeiro de tudo, nada pode ser aprendido sem motivação, e os adolescentes que são geralmente expostos ao latim enquanto matéria na escola não são adequadamente incentivados nesse estudo. Não é mostrado a eles a importância de se aprender essa língua. O valor obsoleto que o latim tem dentro da Igreja Católica, quase desaparecido após o Concílio Vaticano II, não os impressiona mais. E os professores, que freqüentemente flutuam sobre o limpo moral da nossa época, são pusilânimes demais para demonstrar engajamento em qualquer conjunto de ideais, inclusive pagãos ou qualquer outro que faça os alunos sentirem-se atraídos a aprender.
Em segundo lugar, a metodologia de ensino é desenvolvida de maneira tão desnecessariamente cansativa que é um milagre se alguém realmente aprende algo desse modo. Os professores são tão condicionados — e, conseqüentemente, condicionam seu alunos — a considerarem o latim uma língua morta que nenhum deles de fato percebem que o aprendizado de uma nova língua é uma capacidade inata ao ser humano, que seria tão natural e fácil se tudo fosse ensinado de uma forma natural, isto é, usando o idioma ativamente, ouvindo e falando, assim como qualquer língua que as pessoas aprendem em escolas de idiomas.

O latim pode ser aprendido de uma maneira muito eficiente e prazerosa, e é oficialmente ensinado assim em NOVA ROMA na Academia Thules por professores capacitados e experientes para estudantes motivamos. Todos os cidadãos deveriam entrar em um curso.

Outras fontes de aprendizado de latim na internet são:

Latin1, recursos fabulosos para estudantes iniciantes de latim. Estudos Fundamentais de Latim, estudos originais e ensaios com os fundamentos do latim por William Harris. Busca pelo termo "Latin" na ferramenta About.com CSB/SJU Idioma e Literatura em Latim, pelas bibliotecas Alcuin e Clemens.

No mundo real, o latim é ensinado em vários lugares. Mas, como foi dito, em geral isso é feito de uma forma muito ineficaz. Exceções memoráveis são a Fundatio Melissa, em Bruxelas, e a Schola Nova, uma escola belga independentes onde latim é ensinado aos alunos desde pequenos. NOVA ROMA incentiva seus cidadãos a fundarem instituições e escolas semelhantes.

Praticar o latim

Como foi dito, a maior parte das pessoas acredita que o latim é uma língua morta, assim como as virtudes ou a cultura romana. Mas nós não acreditamos que precisa ser assim nem para a cultura, nem para as virtudes, nem para a língua. Latim foi a língua viva dos nossos ancestrais e é uma língua como qualquer outra, que pode ser aprendida como forma de lazer e pode ser praticada nas situações do dia-a-dia. NOVA ROMA pretende promover o uso do latim entre os seus cidadãos de forma progressiva e séria.

Há um grupo dedicado exclusivamente à promoção do latim em NOVA ROMA, que é a Sodalitas Latinitas.

Os cidadãos de NOVA ROMA podem também encontrar outras formas de praticarem latim na internet:

Grex Latine Loquentium, o melhor grupo de email para vivência do latim, em que o latim é a única língua permitida, que promove encontro entre falantes de latim de todo o mundo e o intercâmbio de mensagens entre eles.

Nuntii Latini, notícias atuais em latim, que podem ser lidas ou ouvidas.

Ephemeris, notícias online, totalmente escritas em latim, que inluem inúmeras seções de textos.

No mundo real, a Societas Circulorum Latinorum é uma federação mundial de Círculos de Latim, que são grupos informais de falantes de latim que se reúnem localmente para falarem nessa língua. Um dos fundadores dessa sociedade reafirmou que qualquer um é bem-vindo a entrar para o grupo, e NOVA ROMA oficialmente incenvita seus cidadãos a fazerem isso a fim de praticarem a língua com pessoas experientes nela. Todos os níveis de conhecimentos são aceitos. Entre em contato com a sociedade para saber qual é o Círculo de Latim mais próximo de você.

Existem também diversos seminários de verão em que o latim é a única língua falada. A Septimanæ Latinæ Europææ, por exemplo, inclui culinária e festivais romanos. Uma lista bastante completa de eventos semelhantes em todo o mundo, atualizada anualmente, pode ser encontrada nas páginas da associação LVPA.

Cidadãos de NOVA ROMA, enquanto depositários de direito da cultura romana, são muito incentivados a participarem desses cículos de cultura e seminários.

Veja também

Category:Lingua Latina

Personal tools