PT:Via Romana

From NovaRoma
Jump to: navigation, search

 Home| Latíné | Deutsch | Español | Français | Italiano | Magyar | Português | Română | Русский | English

Via Romana se refere ao estudo e à prática de todos os aspectos da cultura romana. Como parte da via Romana, nossos cidadãos devem escolher um nome romano para usar dentro de nossa sociedade.

A Via Romana é o estilo de vida romano. É a aplicação direta da ética, virtudes e filosofias romanas no dia-a-dia, e é um dos objetivos de Nova Roma promover a Via Romana entre seus cidadãos. Um dos pilares da Via Romana são as virtudes romanas, que são as qualidades que definem o estado ideal de se comportar dentro da cidadania romana. Apesar de ninguém conseguir adotar completa e perfeitamente as Virtudes, elas permanecem como objetivos maiores, servindo como padrão-ouro para que possamos avaliar a nossa própria atitude.

A Via Romana também inclua várias escolas filosóficas que estiveram em operação no Império Romano. As principais eram os estóicos e os epicureanos. A filosofia romana provê o que a Religio Romana não consegue (ou não tenta): um código moral de comportamento pessoal. Assim, enquanto todos nós somos cidadãos de Nova Roma e a maioria pratica a Religio Romana, a escolha de uma filosofia pessoal permite ao indivíduo expressar suas inclinações morais e cosmológicas dentor do panorama maior que é a sociedade romana e a sua religião. E essa separação entre a religioão e a filosofia pessoal é um dos aspectos mais importantes e saudáveis da Religio Romana, e uma das razões pela qual isso é tão unicamente apropriado nos dias de hoje.

Finalmente, a Via Romana, no contexto moderno, se refere ao estudo e a prática da cultura romana original. Como em todos os aspectos de Nova Roma, o grau em que cada cidadão aplicará essas práticas depende da sua própria inclinação. Essas práticas também incluem o estudo e o aprendizado da língua latina, o estudo e a recriação das artes romanas (inclusive recriações militares históricas), a produção de drama romano, o estudo da história romana e uma variedade de outros aspectos. Como parte da Via Romana, espera-se que os cidadãos escolham um nome romano que portarão dentro da nossa sociedade. Ainda, cada cidadão deverá ser membro de uma gens (família).

Como em todas as coisas que compõem a Via Romana, a ênfase está na aplicação prática dessas artes e desses conhecimentos no nosso dia-a-dia. Nós estudamos Roma porque procuramos recriar Roma; nós recriamos Roma porque nós admiramos Roma.

Conteúdo

Vide

Personal tools