PT:Primeiros passos para novos cidadãos

From NovaRoma
Jump to: navigation, search

 Home| Latíné | Deutsch | Español | Français | Italiano | Magyar | Português | Română | Русский | English

Uma das perguntas que constantemente são feitas pelos novos cidadãos. Você enviou seu formulário, esperou durante agonizantes dias para ter a resposta dos Censores e, finalmente, recebeu um e-mail avisando que você é um CIDADÃO DE NOVA ROMA! Você está se explodindo de orgulho, e então vem à sua cabeça... "E agora, o que fazer?"

É uma pergunta justa, principalmente porque Nova Roma é relativamente nova, e nós próprios ainda não temos tanta certeza sobre isso. A boa notícia é que isso significa que até mesmo os mais novos cidadãos podem ter impacto real no futuro de Nova Roma através de novas idéias e compartilhando conosco todo tipo de coisas a fazer. Mas este é um assunto fundamental, e às vezes é necessária uma certa ajuda. É para isto que serve esta página: para ajudá-lo a fazer de Nova Roma uma experiência mais fácil e agradável.

Contents

Grupos de email

Primeiro de tudo, você deve querer se inscrever a algumas listas de discussão por e-mail.

A primeira é chamada de Lista Principal 
É uma lista com realmente grande número de mensagens trocadas e é a melhor maneira de entrar em contato com seus companheiros cidadãos, a menos que você tenha sorte o suficiente para ter um cidadão de Nova Roma como vizinho.
Há também uma Lista de Anúncios 
para aqueles que não desejam receber mais de 100 e-mails por dia na lista principal. Tudo o que a lista de anúncios contém são anúncios oficiais: solicitações de votos, resultados das eleições, éditos magisteriais etc. Se você quer estar por dentro do que ocorre, mas não tem tempo de ler uma montanha de e-mails, esta lista é perfeita para você.
A lista Novo Romano 
foi criada por alguns cidadãos experientes que estão dispostos a orientar e tirar dúvidas específicas sobre qualquer assunto de Nova Roma. Essa é uma lista moderada com pequeno volume de mensagens.

A província em que você vive deve também ter uma lista de e-mails (a maioria tem), e você talvez queira se inscrever a ela também. Além disso, há dezenas de listas de e-mails especializadas, para todos os interesses, desde a Religio Romana (paganismo romano) até culinária romana. A maioria das listas de e-mails de Nova Roma está nos servidores do Yahoo! Grupos [1]. Simplesmente entre no site e faça uma busca por Nova Roma e você vai encontrar inúmeras listas. Você pode ainda encontrar mais formas de se contatar com seus companheiros Cidadãos de Nova Roma através de chats, fóruns, jornal etc. no Forum Romanum.

Nota: Você vai notar que é essencial ter algum conhecimento de inglês, pois apesar de você conseguir de comunicar bem na lista de discussão da sua província, na sua língua-mãe, a lista principal e as versões originais das leis e anúncios em geral da República são em língua inglesa. Mas, mesmo que você não tenha conhecimentos de inglês, não se desespere! Por favor, não deixe de ser cidadão. Afinal, o governador da sua província e o paterfamilias da sua gens estão nestes cargos para ajudar você. Portanto, qualquer dúvida, pergunte a eles.

Eventos locais e encontros

Esteja em contato com o pessoal da sua região. Tenha interação cara-a-cara com outros cidadãos. Aqui estão algumas idéias sobre como você pode encontrar alguém e o que fazer uma vez que já o tenha encontrado!

Grupos de interesse (Sodalitates)

Está interessado em um aspecto em especial da vida romana? Algo sobre Roma Antiga atrai a sua preferência? Talvez um de nossos sodalitates venha de encontro ao seu interesse. Senão, aqui há algumas dicas de como fundar um novo!

Voto

O direito básico - alguns diriam obrigação - de todos os cidadãos de Nova Roma. Este é um manual básico sobre como a votação funciona e qual é o seu papel neste processo. Quer se envolver? Vote.

Ordem Eqüestre

Sabe fazer algum tipo de manufatura romana? Sabe costurar? Tem feito algo no seu porão por 20 anos e agora quer vendê-lo? Você pode montar uma pequena loja se tornando membro da Ordem Eqüestre. Assim, você ajuda o Tesouro de Nova Roma e ainda consegue um bom lucro para você mesmo!

Política

Ahh, o glamour, o esplendor, a fama. Candidatar-se a um cargo público é também uma forma de contribuir com Nova Roma. Aqui está uma explicação sobre o que cada um dos vários cargos públicos faz exatamente, para você descobrir a qual deles você estaria interessado a concorrer.

Latim básico

Você vai descobrir que as conversas nos vários fóruns de Nova Roma estão sempre repletas de expressões em latim. Aqui está um curso básico com lições práticas e rápidas, para tornar as coisas mais fáceis àqueles que nunca tiveram latim na escola.

Personal tools