Category:PT:Religio Romana (Nova Roma)

From NovaRoma
Jump to: navigation, search


Contents

A Religião Romana na Antigüidade e nos Tempos Atuais

O cultus Deorum Romanorum é a religião pré-cristã de Roma. Às vezes chamada de "Paganismo romano", a prática moderna do cultus Deorum é uma tentativa de reconstruir a antiga fé de Roma da maneira mais próxima possível, fazendo algumas adaptações necessárias à sociedade atual. Como ocorre em outras formas de reconstrucionismo histórico, nós tentamos nos manter fiéis às evidências históricas e arqueológicas, e algumas inferências foram feitas nos pontos em que as fontes históricas não são disponíveis.

O cultus Deorum começou como um simples culto de agricultores romanos baseado na terra. Mais tarde, influenciados pelos seus vizinhos etruscos (e depois os gregos), os romanos desenvolveram uma religião estatal complexa que concedia muito mais divindade aos deuses (pietas) e a eles prestava homenagens prescritas com precisão nos rituais.

"Tenho quase certeza que Rômulo, por instituir condições favoráveis, e rituais Numa, deixou os fundamentos para nosso Estado, que jamais teria sido tão grande não tivessem os deuses imortais sido aplacados em seu máximo grau." -- Cícero "Da Natureza dos Deuses"

Isso não pode ser abordado inserindo nomes de divindades romanas dentro da religião grega ou na wicca moderna ou qualquer outro sistema, pois a religião romana é produto unicamente da cultura que a criou. É uma fé que demanda constância e devoção às divindades. Ela envolve trabalho em harmonia com os deuses eternos e com a ordem universal, para o benefício não apenas do cada praticante mas também de todos ao nosso redor. Com ações diretas e atitudes na direção ditada pelos deuses, tanto o Estado quanto o indivíduo prosperarão. Entretanto, o cultus Deorum envolve mais do que devoção e força terrena: há também mistérios tradicionais que estão relacionados ao crescimento espiritual interior, e esses aspectos também são levados em conta por Nova Roma como uma forma de expandirmos cada vez mais nosso conhecimento sobre o glorioso espírito de nossos ancestrais.

O Grupo de e-mail oficial

O oficial grupo de e-mail para as discussões do cultus deorum em Nova Roma é na ReligioRomana group


Começar com o Cultus Deorum hoje

Devidos aos princípios dao reconstrucionismo, quase tudo o que pode ser dito sobre o Cultus histórico também é verdade sobre o Cultus moderno. Lendo sobre o Tradição de Numa, o Lararium e o culto doméstico seria um bom começo.

Portal do Cultus Deorum

Cultus Deorum Romanorum

Subcategories

This category has the following 4 subcategories, out of 4 total.

P

S

T

Pages in category "PT:Religio Romana (Nova Roma)"

The following 2 pages are in this category, out of 2 total.

L

R

Personal tools